play_arrow

keyboard_arrow_right

Listeners:

Top listeners:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
  • cover play_arrow

    Rádio Kijila

  • cover play_arrow

    Rádio Calema

Cultura

Projecto Marimba grava ritmos musicais do grupo tradicional Katyavala

today23 de Agosto, 2023 1

Fundo
share close

O projecto Marimba, que visa resgatar os ritmos dos PALOP, gravou, nos últimos dois dias, 10 músicas e vídeos do grupo de dança tradicional feminino Katyavala, do município do Bailundo, província do Huambo.

A iniciativa, patrocinada pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões, tem como objectivo valorizar a produção dos ritmos musicais de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, com impactos directos em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em declarações hoje à ANGOP, o coordenador do projecto Marimba, Fernando Sousa, informou que, após as gravações dos ritmos, as músicas e os vídeos serão masterizados e editados, em Luanda, capital do país, para serem disponibilizados, gratuitamente, na plataforma online da Marimba, redes sociais e outros sites.

Explicou tratar-se de sessões de campo, uma componente importante do projecto Marimba, que visa digitalizar as músicas tradicionais e enriquecer os acervos de algumas rádios nacionais dos PALOP.

As gravações em campo, acrescentou, para além de envolverem registos de vídeos, áudios e fotografias, com equipamentos profissionais, ficaram marcadas com as recolhas bibliográficas do reino Ovimbundu, fundamentalmente, do grupo Katyavala.

Escrito por Edson Magalhães

Rate it

Post anterior

Músicos

Elias José Francisco (Elias Diá Kimuezo)

Elias Diá Kimuezo começou a carreira em 1950 como compositor no grupo “Ginásio”. Em 1956, surge como intérprete e tocador de bate-bate no conjunto Kizomba, do Sambizanga. A sua constante frequência no Samba Kimúngua, na zona do Bungo em Luanda, onde residiam vários operários do Porto e dos Caminhos-de-ferro que tocavam e dançavam o Kinganje, fez com que descobrisse, aos 15 anos de idade, a sua vocação artística, que o […]

today23 de Agosto, 2023 3

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%