O projecto Marimba, que visa resgatar os ritmos dos PALOP, gravou, nos últimos dois dias, 10 músicas e vídeos do grupo de dança tradicional feminino Katyavala, do município do Bailundo, província do Huambo.
A iniciativa, patrocinada pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões, tem como objectivo valorizar a produção dos ritmos musicais de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, com impactos directos em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Em declarações hoje à ANGOP, o coordenador do projecto Marimba, Fernando Sousa, informou que, após as gravações dos ritmos, as músicas e os vídeos serão masterizados e editados, em Luanda, capital do país, para serem disponibilizados, gratuitamente, na plataforma online da Marimba, redes sociais e outros sites.
Explicou tratar-se de sessões de campo, uma componente importante do projecto Marimba, que visa digitalizar as músicas tradicionais e enriquecer os acervos de algumas rádios nacionais dos PALOP.
As gravações em campo, acrescentou, para além de envolverem registos de vídeos, áudios e fotografias, com equipamentos profissionais, ficaram marcadas com as recolhas bibliográficas do reino Ovimbundu, fundamentalmente, do grupo Katyavala.
Comentários da publicação (0)