play_arrow

keyboard_arrow_right

Listeners:

Top listeners:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
  • cover play_arrow

    Rádio Kijila

  • cover play_arrow

    Rádio Calema

Músicos

David Zé

today15 de Agosto, 2023 38

Fundo
share close

David Gabriel José Ferreira, mais conhecido por David Zé, nasceu a 23 de agosto de 1944, em Quifangondo, Luanda. Era filho de Gabriel José Ferreira e de Carolina José Afonso ambos coristas da Igreja Metodista. Frequentou o ensino primário e o secundário, na província do Cuanza Norte.

Casou-se com Maria Trindade, em novembro de 1976, na Ilha de São Tomé, onde se encontrava a cumprir serviço militar pelas FAPLA. Teve quatro filhos, Miguel Gabriel Ferreira, Maria Carolina David Ferreira, Deolinda David Gabriel Ferreira e David Gabriel José Ferreira[2]

Iniciou a sua carreira artística em 1966. “Kadica Zé” foi o seu primeiro disco. Gravou um total de 14 singles e um LP em 1975, intitulado “Mutudi Ua Ufolo (Viúva da Liberdade).

Contemporâneo de Urbano de Castro, Artur Nunes e Dino Kapakupaku, outros três grandes da musica nacional angolana, David Zé era professor e fundidor. Foi diretor musical do agrupamento Aliança FAPLA-POVO e foi incumbido pelo Presidente Agostinho Neto a assistir aos festejos das independências de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, onde interpretou a canção “Quem matou Amílcar Cabral”.

David Zé, foi um dos músicos míticos da revolução angolana. Com letras dotadas de um conteúdo de carácter muito politizado, defendia nas suas canções as ideias nacionalistas do MPLA de Agostinho Neto. Morreu durante um dos períodos negros da história angolana, o golpe-contragolpe fraccionista de 27 de maio de 1977[3] com apenas 32 anos de idade.

Escrito por kijila

Rate it

Post anterior

Tecnologia

O táxi voador elétrico que pode estrear na Olimpíada de Paris 2024

BBC BRASIL Os Jogos Olímpicos de Verão acontecerão em Paris no ano que vem. Enquanto atletas do mundo todo pretendem fazer história, uma start-up da aviação chamada Volocopter vem correndo por fora. Se a promessa deles se confirmar, uma aeronave elétrica de dois lugares chamada VoloCity estará transportando passageiros pelos céus de Paris em 2024. Este seria o primeiro serviço na Europa a usar uma aeronave elétrica de decolagem e […]

today15 de Agosto, 2023 2

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%