play_arrow

keyboard_arrow_right

Listeners:

Top listeners:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
  • cover play_arrow

    Rádio Kijila

  • cover play_arrow

    Rádio Calema

Músicos

Elias José Francisco (Elias Diá Kimuezo)

today23 de Agosto, 2023 3

Fundo
share close

Elias Diá Kimuezo começou a carreira em 1950 como compositor no grupo “Ginásio”. Em 1956, surge como intérprete e tocador de bate-bate no conjunto Kizomba, do Sambizanga.

A sua constante frequência no Samba Kimúngua, na zona do Bungo em Luanda, onde residiam vários operários do Porto e dos Caminhos-de-ferro que tocavam e dançavam o Kinganje, fez com que descobrisse, aos 15 anos de idade, a sua vocação artística, que o leva a integrar-se na Turma do Margoso, como vocalista principal e tocador de bate-bate.

Dois anos mais tarde, muda-se para o agrupamento Os Kizombas, que naquela altura tocava nas farras do Salão Malanjinho, no Bairro do Sambizanga. Com o tempo foi-se aprimorando na arte de cantar e tornando-se cada vez mais conhecido.

Em 1972, pelo seu abnegado trabalho em prol da música, recebe uma estatueta referente aos “11 mais da cidade de Luanda”, que premiava as 11 figuras mais destacadas nas diversas áreas profissionais e sociais na cidade de Luanda.

Desde os meados da década de 60 que Elias Diá Kimuezo, pela qualidade do seu trabalho e a constância do seu desempenho, foi considerado como “O Rei da Música Angolana”.

Elias Diá Kimuezo tem no seu baú temas como “Leonor”, “Toy Sofia”, “Ressurreição”, “Caminho-de-ferro”, “Mwenho ua mundo”, “Nzala”, “Agostinho Neto” e “Samba Madié”.

Escrito por Edson Magalhães

Rate it

Post anterior

Cultura

Festival da canção de Luanda homenageia meio ambiente

A 26ª edição do Festival da Canção de Luanda, a decorrer no dia 22 de Setembro, vai homenagear o meio ambiente nacional, com destaque para aspectos ligados à vida selvagem angolana, numa iniciativa da rádio Luanda Antena Comercial (LAC). A informação foi avançada esta quarta-feira, em Luanda, pela directora executiva do festival, Carla Romero, ressaltando que o evento decorrerá nas instalações da LAC, com tema "O ambiente em sintonia", com […]

today23 de Agosto, 2023 1

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%