play_arrow

keyboard_arrow_right

Listeners:

Top listeners:

skip_previous skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
  • cover play_arrow

    Rádio Kijila

  • cover play_arrow

    Rádio Calema

Cultura

Uanhenga Xitu é o autor do mês da Mayamba Editora

today26 de Agosto, 2023 1

Fundo
share close

JORNAL DE ANGOLA

Ainda na sua nota, a Mayamba Editora pontua que Uanhega Xitu foi um dos primeiros autores a ser publicado pela editora, criada em 2010.

A Mayamba Editora assinala que a 29 de Agosto deste ano, caso estivesse vivo, o escritor Uanhega Xitu completaria 99 anos de vida, justificando a homenagem póstuma nesta data.

Uanhenga Xitu é pseudónimo literário de Agostinho André Mendes de Carvalho. Faleceu no dia 13 de Fevereiro de 2014. Enfermeiro de profissão, Uanhenga Xitu exerceu clandestinamente actividades políticas, visando a independência de Angola, tendo sido preso pela polícia colonial “PIDE” durante a luta.

Na prisão começou a escrever as suas histórias. Em liberdade, manteve a sua actividade política e depois de alcançada a independência de Angola exerceu as funções de ministro da Saúde, Comissário Provincial de Luanda e embaixador da República Popular de Angola na Alemanha. Foi deputado à Assembleia Nacional, pela bancada do MPLA, e membro do seu Comité Central até 1998.

Uanhenga Xitu foi membro da União dos Escritores Angolanos. Foi autor das obras “O Meu Discurso”, “Mestre Tamoda”, “Bola com Feitiço”, “Manana”, “Vozes na Sanzala (Kahitu)”, “Os Sobreviventes da Máquina Colonial Depõem”, “Os Discursos do Mestre Tamoda”, “O Ministro” e “Cultos Especiais”. Em 2006 recebeu a distinção do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de literatura, pela qualidade do conjunto da sua obra literária.

Escrito por Edson Magalhães

Rate it

Post anterior

Cultura

Dez concorrentes disputam a final do Festival da Canção de Luanda

JORNAL DE ANGOLA A apresentação dos concorrentes foi feita numa cerimónia que aconteceu no pátio da LAC- Luanda Antena Comercial. Carla Romero, a directora executiva da 26ª edição do Festival da Canção de Luanda, começou por fazer um balanço do que foi feito ao longo da fase preliminar, com a recepção de mais de trezentas composiçoes para avaliação que resultou na escolha dos dez finalistas. Apresentou o júri desta edição, […]

today26 de Agosto, 2023

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%